sexta-feira, 11 de março de 2011

A alegria da tristeza do Carnaval de Passos.

Que o carnaval da cidade de Passos não é a altura todos sabem, tanto que há alguns que ainda instem em chamar o que era pra ser Passos Folia 2011 de Passos Euforia 2011, afinal estamos falando de um carnaval que pode ter de tudo, menos organização.
Não sei se antigamente ( em um passado nem tão distante assim ) poderíamos pular um bom carnaval aqui, ao invés de pular várias poças d'água como foi esse ano.
Nesse mesmo passado nem tão distante tínhamos na cidade escolas de samba, blocos, shows, desfile de fantasias e bandas de axé, esses atrativos animavam a galera, e por mais que alguns ainda preferissem curtir o carnaval das redondezas, que diga-se de passagem tem as melhores festas de carnaval, a maioria ainda tinha com o que se divertir aqui.
Os blocos eram demasiadamente compostos, e eram divididos em várias categorias, e em todas as categorias varias inscrições, e em cada desfile muito espalhafato.
O que deixou a desejar nesse ano de 2011, tanto para os concorrentes desse ano, quanto para o alvo principal de uma festa de carnaval, nós, espectadores, foi a falta de organização, a falta de comunicação e a falta de senso de alguns apresentadores, que em meio a debates tinha sido colocado em questão o não apresentamento do mesmo, por ser bastante sobejo, tanto que em meio a sua apresentação com um microfone chamou umas das concorrentes pelo seu nome masculino.
A falta de organização quanto ao local escolhido esse ano, que na verdade nem é um lugar horrendo, mais como os bons ventos não foram favoráveis para os concorrentes e a meteorologia não deu trégua, mandou chuva nos 2 dias de apresentação, sim, eles não tem culpa de estar chovendo, mais poderiam providenciar ao menos um lugar coberto, poderia ser uma quadra de futebol ou até mesmo um dos clubes mais conhecidos da cidade, esse não seria o problema, afinal estamos falando da prefeitura da cidade, que se não conseguir um lugar mais adequado para a apresentação da atração principal do seu carnaval, não vejo mais motivos de manter tal evento.
Em comparação aos outros carnavais, esse sem dúvida alguma foi o pior de todos, não só pela chuva, porque mesmo chovendo as Drag Queens derão um show a parte, mais sim pelos fatos de terem cancelado o pré-carnaval, esse ano não teve banda e nem festa, apenas “alguns desfiles”, e mesmo assim foi pessimamente divulgado, se não dizer, não divulgado, e em 2 dias, domingo e terça ( 6 e 8 passado ) sendo eles o desfile da Escola de Samba Passense ,desfile de blocos, desfile de fantasias nas categorias luxo, originalidade e drag queens.
Em uma certa manhã no Palácio da Cultura, a reunião de preparação do Passos Folia 2011, com a participação de diversas Secretarias e Departamentos da Prefeitura saiu a certa nota: “essa novidade, o pré-carnaval, visa a atingir um maior público”, o que me pareceu um fracasso, já que esse ano dava para contar quantas pessoas estavam ali . O objetivo da reunião foi distribuir as competências e funções de cada setor, mais uma nota: “para que o evento atinja as metas que estabeleceram e traga satisfação aos foliões” a prefeitura não informou a expectativa de público para os eventos, que não atraiu um número grande de pessoas pela falta de criatividade, se comparado com outras cidades da região.
Imagino que alguns seguranças, poucos também, estavam nessa reunião, porque em um lugar onde espaço era o que mais tinha, alguns insistiam em pedir para as pessoas abrir mais espaço, foi ai que me veio a seguinte pergunta: Será que eles ganharam um bônus para falar essa ridícula frase pronta? 
Creio que as metas não foram atingidas, a começar citar que os outros dois dias de pré-carnaval no parque de exposições desapareceram do nada, não se ouviu falar mais neles, já que em todos os anos de Carnaval em Passos, esse foi o com o menor numero de espectadores, me atrevo a dizer que a maioria era alguns parentes ou amigos mais íntimos e com certeza satisfação foi uma palavra que não se encaixou a nenhuma pessoa que ali estava, principalmente para quem ia desfilar,sem falar que o primeiro dia de evento foi cancelado em cima da hora, e alguns participantes nem tiveram algum parecer sobre esse cancelamento.
As fantasias originalidade abriram o evento, seguidas das fantasias luxo e das drag queens.
A Escola de Samba Passense fechou o desfile nos dois dias. Apenas.
E em meio a tanta barafunda, tivemos nas piores condições as melhores apresentações.
Segue, na sequência, o desfile das “Drag Queens” e no final a premiação.

 Jhullia Fhillypeck " Barbie Queen "



Luana Ávila " O Despertar de uma Fada "



 Rana Close " Close é Pouco, Eu Gosto é do Abuso "




Fedora Abdala " Butterfly o Retorno "


Layla Ônix " Noiva Profana "

Tinah Long Neck " Tallua da Vitty "



D'Ávora " Burlesque in Vogue "



Jennifer Carrara " Revolution "


Veluma Voguel " Noiva Cadáver "


Leonna Venturiny " Sweet Dreams "


Agatha Kettellyn " Butterfly Efect "


Premiação:

Um comentário:

  1. Idos tempos de "Malandro é o Gato" (era esse o nome, não era?), dentre outras Escolas desfilando na Arouca. Excelente lembrança em contraste com "isso", que se tornou o carnaval daqui.

    ResponderExcluir